Oficina Virtual - Atualizada

Olá pessoal!

Chegamos a reta final e hoje é dia de...

OFICINA VIRTUAL 📸


Imagem relacionada

A oficina virtual consiste em um produto que permite replicar virtualmente a oficina já realizada.



Então, com base no formato desenvolvido por esta equipe até o presente momento quanto ao layout do blog, resolvemos trazer nossa oficina por meio de Gifs, texto e vídeo para que fique de uma forma mais dinâmica e descontraída. Esperamos que todos gostem!



Para refrescar a memória de todos relembramos que, somos o grupo ArqVisual e que este blog visa o desenvolvimento de atividades relacionadas à disciplina  de Diplomática e Tipologia Documental - ministrada pelo professor André Ancona Lopez na Faculdade de Ciência da Informação - FCI. 

Ressaltamos também que o grupo ArqVisual criou uma empresa fictícia denominada VisualResources, a qual tem seu próprio fundo e o papel para este blog de simular algumas situações referentes a gestão de documentos utilizados pelos profissionais de audiovisual e fotografia e os meios pelos quais estes devem percorrer para efetivar seus serviços (Tramite). 

A oficina começa com a abordagem de alguns conceitos que consideramos importantes para unificar o entendimento de todos nossos leitores. Dado o exposto trazemos em primeiro lugar o seguinte tópico: 

  1. A nossa oficina aborda os seguintes conceitos: o que é arquivologia; o que é documento de arquivo; o que é fundo; o que é diplomática; o que é tipologia documental...





ARQUIVOLOGIA: É o estudo dos documentos que são produzidos para uso comprobatório, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico, probatório e informativo.

DOCUMENTO DE ARQUIVO: De acordo com Schellenberg (1956, p. 13) “Para serem arquivos, materiais tem que ter sido produzidos ou acumulados para cumprir algum propósito. [...]. Se foram produzidos no curso de uma atividade intencional e organizada, se foram criados durante o processo de cumprimento de algum negócio administrativo, legal, ou outro objetivo social, então desfrutam de um potencial de qualidade arquivística”.
O documento de arquivo tem o valor de prova.

FUNDO ARQUIVÍSTICO: É a reunião de todos os documentos provenientes de um mesmo organismo, estabelecimento, família ou indivíduo, em uma determinada ordem. 

DIPLOMÁTICA: A Diplomática é a disciplina que, segundo Lopez (2013), visa “Permitir compreender de modo sistemático, através de método específico, as características básicas e essenciais dos documentos”.
Ainda segundo o autor, para identificação e caracterização documental deve-se analisar os seguintes elementos mínios: Denominação da espécie; Características internas principais; características externas principais; o trâmite.

TIPOLOGIA DOCUMENTAL: Segundo Lopez (2013) entende-se por tipologia documental como sendo a: " responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. A junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental".


TRÂMITE: Caminhos/ processos que o documento percorre até chegar ao resultado final que certificam que determinado documento é autentico e verídico.

Em segundo lugar trouxemos para vocês um modelo de documento do Fundo da VisualResources - Contrato de Prestação de Serviços, e um do Fundo da ArqVisual - lembrando que, aos leitores que foram na oficina presencial, puderam tirar fotos com nosso queridíssimo fotografo Guilherme Farkas e que estas foram as fotos objeto resultante da nossa oficina virtual.



A seguir tem-se as análises Diplomática e Tipológica de cada documento acima citado. 

2. Contrato e Foto na oficina - Documentos analisados



CONTRATO:

Análise diplomática:

Denominação: Contrato de prestação de serviços fotográficos;
Disposição da Informação: Nome do documento, cláusulas contratuais, campo de assinatura;
Forma: original;
Suporte: folha avulsa A4;
Gênero: textual;
Validação: assinatura e carimbo;
Tramite: Assinatura de ambas as partes, registro em cartório e cumprimento das cláusulas contratuais.

Análise tipológica:

Espécie: Contrato;
Função: Prestação de serviços fotográficos;
Tipologia Documental: Contrato para prestação de serviços fotográficos.


FOTO:

Análise diplomática:

Denominação: Foto para registro de oficina;
Disposição da Informação: foto 
Forma: original;
Suporte: digital;
Gênero: imagético;
Validação: Termo de autorização da imagem;
Tramite: Assinatura do termo de validação da imagem; Registro da foto, conferência pelos participantes; postagem no blog oficial do grupo. 

Análise tipológica:

Espécie: Foto
Função (para o ArqVisual): avaliação da disciplina de diplomática e tipologia documental
Tipologia Documental: Foto para avaliação da disciplina de diplomática e tipologia documental

Espécie: Foto
Função (para o visitante): registrar visita à oficina/o momento
Tipologia Documental: Foto para registrar visita à oficina

Buscando  dar maior embasamento ao nosso trabalho e para que fique mais fácil a compreensão de todos, elaboramos um fluxo  em que consta o processo  dos documentos mostrados desde a seleção do fotógrafo até a foto tirada no dia da oficina presencial e sua disponibilização no blog.
O processo exemplificado por meio de Bizagi visa demonstrar o fluxo pelo qual se desenvolveu a oficina presencial. 

3- Fluxo Bizagi

4- FOTOS - ARQUIVE SEU MOMENTO!




Lembrem-se que o link com todas as fotos já foi postado aqui no blog e pode ser acessado através do post do dia 20/11/2019. Link: https://arqvisualdiplomatica.blogspot.com/2019/11/ola-pessoal-agradecemos-presenca-de.html


AGRADECEMOS IMENSAMENTE A PRESENÇA DE TODOS AQUI NA NOSSA OFICINA VIRTUAL E A TODOS QUE FORAM NA OFICINA PRESENCIAL. 
Um grande abraço a todos e um ótimo fim de semestre.



Equipe ArqVisual







Comentários

Postagens mais visitadas